Conheça o Inovar-Auto

Sobre o Consórcio

Com o objetivo de fornecer ao mercado os meios necessários para atendimento do INOVAR-AUTO pelas Montadoras e seus Fornecedores, as empresas BECOMEX CONSULTING, QUIRIUS SOLUÇÕES FISCAIS e GRUPO ENGENHO formaram o Consórcio Inovar-Auto. O Consórcio desenvolveu uma metodologia que engloba produtos e serviços para integração da cadeia produtiva com o sistema de acompanhamento e rastreabilidade desenvolvido pelo Governo Federal.

Sobre o Inovar-Auto

O Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto) é o regime automotivo do Governo Brasileiro, que tem objetivo de criar condições de competitividade e incentivar as empresas a fabricar carros mais econômicos e mais seguros, investir na cadeia de fornecedores e em engenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacitação de fornecedores. Criado pelo Decreto n° 7.819/12, tem validade para o período 2013-2017.

O Inovar-Auto estimula a concorrência porque tem como foco o aumento da competição e a busca de ganhos sistêmicos de eficiência e aumento de produtividade da cadeia produtiva, das etapas de fabricação até a rede de serviços tecnológicos e de vendas.

Os incentivos tributários do regime estão direcionados a novos investimentos, à elevação do padrão tecnológico dos veículos e de suas peças e componentes, e à segurança e eficiência energética veicular. Para habilitarem-se ao novo regime, as empresas terão de se comprometer com uma série de metas, entre as quais: investimentos mínimos em P&D (inovação); aumento do volume de gastos em engenharia, tecnologia industrial básica (TIB) e capacitação de fornecedores; produção de veículos mais econômicos; e aumento da segurança dos veículos produzidos.

Benefícios Montadoras

  • Crédito presumido de IPI de até 30 pontos percentuais.
  • Crédito presumido de IPI referente a gastos em pesquisa e desenvolvimento e a investimentos em tecnologia industrial básica, engenharia de produção e capacitação de fornecedores.

A partir de 2017

  • Carros que consumam 15,46% menos terão direito a abatimento de um ponto percentual de IPI.
  • Carros que consumam 18,84% menos terão direito a abatimento de dois pontos percentuais de IPI.

Beneficiários

  • Empresas que produzem veículos no país.
  • Empresas que não produzem, mas comercializam veículos no país.
  • Empresas que apresentem projeto de investimento para produção de veículos no país.

Obrigações (Montadoras/Fornecedores)

  • Além dos investimentos em P&D, Inovações na melhoria da tecnologia embarcada, e outros aspectos de desenvolvimento dos veículos, ficam obrigados os Fornecedores Tier1 e a Montadora informarem o percentual de conteúdo importado relativo a cada item agregado ao veículo montado e comercializado